O projeto Circo Social esteve presente na última quinta-feira (27) no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da cidade de Mafra. Durante a tarde e a noite as crianças e adolescentes cadastradas no programa da prefeitura participaram das ações pertinentes ao mês da criança. O Circo Social participou do evento iniciando o circuito de palestras voluntárias. O palestrante Júnior Bauer elucidou o tema “Bullying nas escolas”, fazendo com que todos os presentes conhecessem mais sobre o tema e as consequências dessa prática.
Tratado como um complexo fenômeno social entre os adolescentes, o bullying entrou no roteiro de palestras do projeto Circo Social após a equipe do SCFV perceber a amplitude e a necessidade de trabalhar o tema dentro da escola, principal local de ocorrência. A violência física ou psicológica, que muitos jovens enfrentam, vem ganhando cada vez mais espaço na mídia e nas discussões entre os profissionais da educação. Abordar o assunto com os próprios jovens é uma das estratégias para combater e prevenir a atuação.
A palestra ministrada trouxe questões sobre o tema, como o conceito, diferentes tipos de bullying, causas e consequências. O palestrante explica que bullying é uma situação de violência, caracterizada por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas, e que é crime quando praticado por um adulto e ato infracional quando cometido por adolescentes. “Quando começamos a conversa com os alunos, eles dizem que sabem o que é o bullying, mas o que eles não sabem é que a prática é uma violência e que existem consequências”, explicou Junior Bauer. Cleiton Lisboa, coordenador do projeto Circo Social, acrescenta: “A abordagem do tema faz com que eles reflitam sobre como agir diante de uma situação de risco e também a importância de respeitar o próximo”, disse.
O Circo Social também alegrou a todos com o pocket show da Galinha Pintadinha e sua turma. Este foi o primeiro evento do circuito formatado com a apresentação das personagens e realização da palestra voluntária. Novas datas serão agendadas, todas de formas beneficentes para o acesso da população de Rio Negro e Mafra.
A contadora de histórias Morjana Alves também encantou a todos com belas apresentações. Para completar as atividades do dia, foi servido lanche às crianças e presentes em comemoração ao Dia das Crianças.
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da cidade de Mafra, através da Secretaria de Assistência Social, atende em contra turno crianças de 06 a 17 anos de diversas localidades, realizando constantemente diversas atividades. A sede do SCFV fica localizada no bairro Vista Alegre, onde também possibilita encontros de grupos sociais.
Confira as fotos do evento:
Gostou? Então deixe um comentário: